Brazil Roadkill | Banco de dados de fauna terrestre atropelada

Brazil Roadkill | Banco de dados de fauna terrestre atropelada

Tempo de leitura: 4 minutos

Dashboards | Blog Alex Bager

O Blog Alex Bager se propôs sistematizar e disponibilizar informações relevantes à sociedade no que tange às questões ambientais, sobretudo as relacionadas aos impactos de infraestrutura viária.

Estes dados serão disponibilizados como dashboards interativos e exportáveis, onde você pode selecionar informações específicas para as suas necessidades profissionais e acadêmicas.

Você pode acessar os dashboards clicando aqui.

O maior impacto direto

O Brasil é sabidamente um dos países com maior diversidade faunística do mundo, com mais de 7.000 espécies de vertebrados terrestres. Por outro lado, sua rede viária, ainda que precária em sua maior extensão, possui uma extensão que supera os 1,7 milhões de quilômetros de estradas.

Em 2012 estimei que o número de animais selvagens atropelados no Brasil se aproxima de 500 milhões de indivíduos por ano. Você pode ler sobre as análises no post que publiquei, basta clicar aqui.

O atropelamento de animais é o mais visível da grande lista de impactos gerados pela presença de rodovias e ferrovias no ambiente natural. Nos últimos anos o número e a qualidade dos artigos publicados no Brasil e no mundo tem crescido exponencialmente e demonstrou que a perda de animais pode afetar populações e comunidades, acelerando o risco de extinção de várias espécies.

Você pode ler sobre tamanduá-bandeira e lobo-guará em posts recentemente publicados aqui no Blog.

Banco de dados de animais atropelados

O processo de conservação e tomada de decisão de ações de mitigação requerem informação. Em um país de dimensões continentais como o Brasil, reunir dados para um planejamento territorial em grande escala tem custos elevados e logística complicada.

Uma forma de acelerar conhecimento é reunir dados de diferentes pesquisadores em uma base única e o segundo dashboard publicado pelo BAB utiliza dados do artigo Brazil roadkill: a dataset of wildlife terrestrial vertebrate road-kills (Grilo et al., 2018). A base de dados publicada é de livre acesso, mas ainda pouco assim acessível para grande parte da sociedade por estar na forma de planilhas de dados.

A base de dados é composta por mais de 21 mil registros, de 450 espécies animais. As espécies com o maior número de registros são: Didelphis albiventris (n = 1.549), Volatinia jacarina (n = 1.238), Cerdocyon thous (n = 1.135), Helicops infrataeniatus (n = 802), e Rhinella icterica (n = 692).

Esta lista de espécies mostra o quanto o nosso conhecimento é influenciado pelas áreas onde fazemos amostragem. Digo isso porque a espécie Helicops infrataeniatus aparecer entre as mais afetadas é devido as intensas amostragens que realizei no extremo sul do Rio Grande do Sul. Como mais de 15% dos 21 mil dados do artigo foram cedidos pelas minhas pesquisas, a espécie permanece como altamente impactada.

Apesar do número de registros, ao visualizá-los distribuídos no Brasil fica evidente a carência de pesquisas e informações para a grande parte do nosso território.

Localização dos registros de atropelamento de anfíbios, répteis, aves e mamíferos sobrepostos aos limites do bioma brasileiro e à rede viária pavimentada (Fonte: Grilo et. 2018).

Incidência de estudos sistemáticos no Brasil (a), número de mortes na estrada (b) e número de espécies com status de conservação diferente de Pouco preocupante (c) estimadas usando a abordagem da densidade de Kernel (Fonte: Grilo et. 2018).

Quais análises o dashboard disponibiliza?

O dashboard viabiliza análises geográfica, temporais e taxonômicas de riqueza e abundância de registros de atropelamento de 450 espécies de animais.

Você pode ativar filtros e gerar análises específicas para as suas necessidades. Todos os resultados são exportáveis, basta clicar nos três pontos localizados na parte superior de cada tabela/mapa.

Filtros e sumarização dos registros para cada classe

Algumas das tabelas disponíveis no dashboard

Número de registros disponíveis para cada coordenada geográfica

Você pode acessar a listagem de dashboards clicando aqui.

Se você deseja ler o artigo na íntegra, a citação é:

Grilo, C. et al.  (2018), BRAZIL ROAD‐KILL: a data set of wildlife terrestrial vertebrate road‐kills. Ecology, 99: 2625-2625. doi:10.1002/ecy.2464

Onde obter mais informação?

Se você deseja saber mais sobre este ou outros assuntos relacionados a infraestrutura viária e biodiversidade sugiro busque outros posts ou mesmos os textos técnico/científicos que compartilho aqui no BAB.

Caso você tenha interesse em conhecer mais sobre métodos de estudos relacionados à infraestrutura viária e biodiversidade sugiro a leitura do meu livros. Saiba mais como adquirí-los clicando aqui

Infraestrutura Viária & Biodiversidade (2018)