Consequências das estradas para o Lobo-guará

Consequências das estradas para o Lobo-guará

Tempo de leitura: 3 minutos

Espécies ameaçadas que possuem grandes áreas de vida são muito mais impactadas

A rápida expansão das redes rodoviárias tem sido um fator essencial para a fragmentação e o isolamento de muitas espécies silvestres e é uma fonte de mortalidade significativa devido a colisões com veículos.

Mas nem todos os animais são afetados igualmente pela infraestrutura de transporte e, na maioria dos casos, pouco se sabe sobre as consequências em escala populacional das estradas para a vida selvagem. Ainda menos informações estão disponíveis para caracterizar as respostas comportamentais das espécies às estradas.

Embora a pesquisa mostre que os lobos-guará (Chrysocyon brachyurus) no Brasil estão passando por uma considerável fragmentação e mortalidade nas estradas, o grau em que esses distúrbios estão afetando a viabilidade da espécie é desconhecido. Eu já escrevi sobre o lobo-guará em duas outras ocasiões:

A primeira foi quando contei sobre a triste história de uma loba que foi atropelada próximo do Parque Nacional da Serra da Canastra (Acesse aqui).

No segundo post eu detalhei os efeitos do atropelamento de várias espécies ameaçadas de extinção. Você pode acessar clicando aqui.

Neste novo post o objetivo deste estudo foi analisar os efeitos potenciais das estradas no tamanho e na estrutura da população de lobos-guará.

Utilizamos um modelo de simulação para avaliar as consequências em escala populacional das interações individuais do lobo-guará com as estradas (travessias, evasão ou mortalidade devido a uma colisão com um veículo). Também previmos onde no Brasil esses impactos podem ser mais significativos.

Nosso modelo incorporou parâmetros demográficos e de movimento das espécies, além da qualidade do habitat e um mapa da rede de estradas. Descobrimos que mesmo taxas moderadas de mortalidade nas rodovias levaram a quedas graves no tamanho da população e que quatro locais específicos foram responsáveis por uma fração desproporcional dos eventos de atropelamento.

O detalhamento desta e de outras imagens pode ser obtido no artigo original.

Nossa abordagem será geralmente útil para avaliar a importância relativa dos efeitos das estradas na conservação de espécies em muitos sistemas ecológicos, para priorizar os esforços de coleta de dados e para informar políticas de conservação e estratégias de mitigação.

Post elaborado com base no artigo – Barbosa, P., Schumaker, N.H., Brandon, K.R., Bager, A., Grilo, A. 2020. Simulating the consequences of roads for wildlife population dynamics, Landscape and Urban Planning, Volume 193,
https://doi.org/10.1016/j.landurbplan.2019.103672.

Você pode acessar o trabalho completo clicando aqui

Dashboard | Efeitos de estradas sobre vertebrados terrestres

Você também pode ver as taxas de atropelamento de lobo-guará e de outras 680 espécies da América Latina no nosso dashboard. Clique na figura e faça a busca para as espécies que você trabalha.

Artigos publicados na América do Sul e as taxas de atropelamento de lobo-guará

Onde obter mais informação?

Se você deseja saber mais sobre este ou outros assuntos relacionados a infraestrutura viária e biodiversidade sugiro busque outros posts ou mesmos os textos técnico/científicos que compartilho aqui no BAB.

Caso você tenha interesse em conhecer mais sobre métodos de estudos relacionados à infraestrutura viária e biodiversidade sugiro a leitura do meu livros. Saiba mais como adquirí-los clicando aqui

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