Resíduos sólidos e impactos ambientais

Resíduos sólidos e impactos ambientais

3 minutos Trabalho apresentado no III Congresso Iberoamericano de Biodiversidade e Infraestrutura Viária (CIBIV 2020) Autores.- Alba Regina Azevedo Arana, Ivan Ricardo Aguiar da Silva, Maíra Rodrigues Uliana, Paulo Antônio da Silva & Ana Paula Marques Ramosalba@unoeste.br A pesquisa abrange um estudo sobre a avaliação dos impactos ambientais em rodovias mais especificamente na SP 613 Rodovia Arlindo Bettio, foi implantada em 1970 e que corta o Parque Estadual Morro do Diabo em Teodoro Sampaio- SP. O Parque Estadual faz parte de uma reserva possuidora Leia mais

Modelagem de áreas críticas de atropelamento de cachorro-do-mato (Cerdocyon thous) no Brasil

Modelagem de áreas críticas de atropelamento de cachorro-do-mato (Cerdocyon thous) no Brasil

3 minutos Trabalho apresentado no III Congresso Iberoamericano de Biodiversidade e Infraestrutura Viária (CIBIV 2020) Autores.- Érika Paula Castro, Rosângela Alves Tristão Borém & Alex Bagererika.castro@ecoestradas.org Infraestruturas viárias são imprescindíveis para o desenvolvimento social e econômico do país e estão em constante ampliação, uma vez que permitem conectar áreas remotas e transportar cargas e passageiros por todo o território nacional. A implantação destes empreendimentos gera impactos no sobre a biodiversidade local, dentre eles tem-se o atropelamento de fauna. O presente trabalho encontra-se em andamento Leia mais

Pontos críticos de atropelamentos de anfíbios e répteis em Tefé, AM

Pontos críticos de atropelamentos de anfíbios e répteis em Tefé, AM

3 minutos Trabalho apresentado no III Congresso Iberoamericano de Biodiversidade e Infraestrutura Viária (CIBIV 2020) Autores.- Afonso José Cruz Gonçalves Pereira, Bruce Dickinson dos Santos Júnior, Iury Valente Debién Cobra, Rickelmy Martins de Holanda & Rafael Bernhardafonso.buya@gmail.com O termo hotspots designa os pontos críticos de atropelamentos, geralmente inferidos através de análises estatísticas de sua distribuição espacial, sendo uma ferramenta importante tanto para estudos ecológicos quanto para a proposição de medidas de mitigação. O objetivo desse estudo foi verificar a existência de agregações de anfíbios Leia mais

Atropelar pouco e impactar muito

Atropelar pouco e impactar muito

5 minutos Conhecer os hotspots de atropelamento é o suficiente para estabelecer ações de mitigação. Neste post eu mostro que esta afirmação é um grande equívoco. Consenso geral Você sabe como muitos estudos de impactos de infraestrutura viária são concluídos e apresentados aos órgãos ambientais? Uma empresa de consultoria é contratada, passa meses realizando monitoramentos de estrada e coletando dados de animais atropelados. A maioria dos termos de referência pedem quatro campanhas (que não é nada), mas não detalham a forma como o dado Leia mais

Medidas de mitigação ao atropelamento de fauna selvagem | Ampliando a segurança de pessoas e animais

Medidas de mitigação ao atropelamento de fauna selvagem | Ampliando a segurança de pessoas e animais

8 minutos Segurança viária No primeiro post, intitulado “Medidas de mitigação ao atropelamento de fauna selvagem | Conectando habitats” foram apresentadas medidas de mitigação que permitem à fauna continuar se deslocando entre fragmentos de habitat. Esse deslocamento amplia o potencial de sobrevivência da espécie por permitir a busca por alimento, água e parceiros para reprodução. Contudo, há um segundo grupo de medidas que devem ser planejadas e instaladas para se evitar a perda de indivíduos pelo atropelamento e, consequentemente os acidentes que causam perdas Leia mais

Brazil Roadkill | Banco de dados de fauna terrestre atropelada

Brazil Roadkill | Banco de dados de fauna terrestre atropelada

4 minutos Dashboards | Blog Alex Bager O Blog Alex Bager se propôs sistematizar e disponibilizar informações relevantes à sociedade no que tange às questões ambientais, sobretudo as relacionadas aos impactos de infraestrutura viária. Estes dados serão disponibilizados como dashboards interativos e exportáveis, onde você pode selecionar informações específicas para as suas necessidades profissionais e acadêmicas. Você pode acessar os dashboards clicando aqui. O maior impacto direto O Brasil é sabidamente um dos países com maior diversidade faunística do mundo, com mais de 7.000 espécies Leia mais

Continue escondendo seus erros…

Continue escondendo seus erros…

6 minutos … e ajude a acabar com a nossa biodiversidade!!! Pois é, esse é um post que você não quer ler. É muito confortável não pensar no monte de besteiras que realizamos todos os dias em nossos monitoramentos e análises de dados de impactos ambientais de rodovias e ferrovias. Talvez seja confortável porque a grande maioria das pessoas que analisam seus relatórios também perpetuam os métodos e as mentiras que rotineiramente escrevemos no papel. Entretanto o mundo está mudando e as empresas querem Leia mais

Medidas de mitigação ao atropelamento de fauna selvagem | Conectando habitats

Medidas de mitigação ao atropelamento de fauna selvagem | Conectando habitats

8 minutos Conectar ou evitar A mitigação aos impactos de infraestrutura viária para a vida selvagem tem dois objetivos principais: (1) conectar habitats e populações de fauna e (2) aumentar a segurança dos motoristas e reduzir a mortalidade da fauna selvagem nas estradas. Neste primeiro post vou falar das medidas de mitigação que conectam habitats e consequentemente ampliam a chamada conectividade estrutural das populações de animais afetadas pela fragmentação gerada por infraestrutura viária. Planejamento da paisagem É importante lembrar que a instalação de uma Leia mais

Efeitos de estradas em vertebrados terrestres na América Latina

Efeitos de estradas em vertebrados terrestres na América Latina

3 minutos Dashboards | Blog Alex Bager O Blog Alex Bager se propôs sistematizar e disponibilizar informações relevantes à sociedade no que tange às questões ambientais, sobretudo as relacionadas aos impactos de infraestrutura viária. Estes dados serão disponibilizados como dashboards interativos e exportáveis, onde você pode selecionar informações específicas para as suas necessidades profissionais e acadêmicas. Você pode acessar os dashboards clicando aqui. Efeitos de estradas em vertebrados terrestres O primeiro dashboard publicado utiliza dados do artigo Efeitos de estradas em vertebrados terrestres na América Latina Leia mais

Consequências das estradas para o Lobo-guará

Consequências das estradas para o Lobo-guará

3 minutos Espécies ameaçadas que possuem grandes áreas de vida são muito mais impactadas A rápida expansão das redes rodoviárias tem sido um fator essencial para a fragmentação e o isolamento de muitas espécies silvestres e é uma fonte de mortalidade significativa devido a colisões com veículos. Mas nem todos os animais são afetados igualmente pela infraestrutura de transporte e, na maioria dos casos, pouco se sabe sobre as consequências em escala populacional das estradas para a vida selvagem. Ainda menos informações estão disponíveis Leia mais