Conservação de tamanduá-bandeira no Brasil

Conservação de tamanduá-bandeira no Brasil

3 minutos Os efeitos relativos da fragmentação e mortalidade devidos às estradas. As rodovias podem ter consequências ecológicas graves para muitas espécies, principalmente através da fragmentação do habitat e da mortalidade devida a colisões com veículos. Um exemplo de uma espécie impactada pelas estradas é o tamanduá-bandeira (Myrmecophaga tridactyla), atualmente listado como vulnerável pela IUCN. Foram analisados o efeito relativo da fragmentação e mortalidade devido às estradas em populações de tamanduá-bandeira e onde são as áreas críticas para sua persistência no Brasil. Foi estimado Leia mais

Viagem Segura: aplicativo protege motoristas e animais contra acidentes rodoviários

Viagem Segura: aplicativo protege motoristas e animais contra acidentes rodoviários

6 minutos Cruzando dados reais e atualizados sobre atropelamentos e acidentes rodoviários, sistema preserva vidas humanas e a biodiversidade nas estradas brasileiras  Como garantir viagens de férias realmente seguras? Está em fase final de desenvolvimento um aplicativo que usa inteligência artificial para mapear as estradas e alertar os motoristas de áreas de risco de atropelamento de animais e acidentes de trânsito. Assim, o sistema ajuda a salvar vidas humanas e a proteger a biodiversidade brasileira. Tecnologia também é mais barata e eficiente que dispositivos Leia mais

Quanto tempo devo monitorar ?

Quanto tempo devo monitorar ?

5 minutos Série Monitoramento de Fauna Atropelada | Dica 5 O quinto post da Série Monitoramento de Fauna Atropelada eu explico que diferentes perguntas requerem diferentes esforços amostrais. Provavelmente essa seja A pergunta que mais intriga e preocupa todos os pesquisadores e consultores que buscam avaliar os efeitos de rodovias e ferrovias na biodiversidade. Já participei de vários workshops que discutem este tema e percebo que a maioria das regras são puros “achômetros” sem qualquer tipo de embasamento científico. O que dizem os termos Leia mais

Concessionárias de rodovias devem ser responsabilizadas por acidentes com atropelamento de fauna?

Concessionárias de rodovias devem ser responsabilizadas por acidentes com atropelamento de fauna?

7 minutos Que motorista nunca se deparou com um animal, doméstico ou selvagem, nas rodovias brasileiras? Se não for seu caso, agradeça. Estimativas do Centro Brasileiro de Ecologia de Estradas (CBEE), da Universidade Federal de Lavras, sugerem que entre 3 e 5 milhões de animais com mais de 3 kg são atropelados por ano nas rodovias brasileiras. Mesmo que animais de 3kg tenham menor possibilidade de dano direto, como amassar parachoques, causam riscos devido às reações dos motoristas. O CBEE possui um formulário para Leia mais

Eles vivem nas árvores… e ainda assim podem ser afetados por rodovias!!!

Eles vivem nas árvores… e ainda assim podem ser afetados por rodovias!!!

2 minutos Espécies arborícolas e estradas O Brasil tem o maior número de espécies de primatas do mundo. Sim, são mais 140 táxons e continua aumentando vez por outra com a descoberta de espécies nunca visualizadas antes ou pela redescrição de algumas já conhecidas. Apesar de sermos os campeões em número, temos um percentual enorme de espécies ameaçadas de extinção (~40%). Destas, muitas têm alto risco de extinção em pequenos fragmentos florestais perturbados pelas atividades humanas, sobretudo devido a fragmentação, caça e degradação ambiental Leia mais

Quando 2 são + que muitos

Quando 2 são + que muitos

5 minutos Série Monitoramento de Fauna Atropelada | Dica 4 Neste quarto post da Série Monitoramento de Fauna Atropelada eu quero discutir sobre o efeito da equipe na qualidade dos dados em monitoramentos de fauna atropelada. Adoro uma história Sempre explico para as pessoas que o protocolo que sugiro que você utilize se quiser qualificar seus dados é o resultado de 20 anos de erros e acertos que eu mesmo pratiquei e aprimorei. Nenhum dos pontos que abordo é resultado de teoria, mas de Leia mais

Diferentes velocidades com diferentes resultados

Diferentes velocidades com diferentes resultados

4 minutos Série Monitoramento de Fauna Atropelada | Dica 3 Neste terceiro post da Série Monitoramento de Fauna Atropelada eu quero traçar alguns comentários sobre os equívocos amostrais relacionados a velocidade de monitoramento. Mortalidade de centenas de anfíbios na Caatinga Erro, errinho, errão Não preciso convencer ninguém de que, quanto maior a velocidade de monitoramento menor será a chance de você visualizar animais de pequeno e médio porte, não é mesmo? É humanamente impossível ter a mesma probabilidade de visualização de um sapo quando Leia mais

A importância da taxa de atropelamento

A importância da taxa de atropelamento

4 minutos Série Monitoramento de Fauna Atropelada | Dica 2 A Série Monitoramento de Fauna Atropelada publica artigos abordando questões que recebo de profissionais e estudantes que desejam estudar os efeitos de rodovias e ferrovias na biodiversidade. Fazem anos que discuto a importância da transformação do número de registros encontrados em cada dia de monitoramento em uma taxa de atropelamento. Felizmente tenho encontrado eco em muitos grupos de pesquisa, órgãos de licenciamento ambiental, empresas de consultoria e concessionárias de rodovia. Nas próximas linhas vou Leia mais

Vantagens e desvantagens de monitoramentos sistemáticos e eventuais

Vantagens e desvantagens de monitoramentos sistemáticos e eventuais

4 minutos Série Monitoramento de Fauna Atropelada | Dica 1 A Série Monitoramento de Fauna Atropelada publica semanalmente um artigo abordando questões que recebo de profissionais e estudantes que desejam estudar os efeitos de rodovias e ferrovias na biodiversidade. Qualificar o monitoramento de fauna atropelada é a única forma de otimizar o recurso investido em prol da redução do maior impacto ambiental direto da presença de infraestrutura viária na biodiversidade. No decorrer das últimas duas décadas tenho realizado pesquisa com fauna atropelada em vários Leia mais

Diagnóstico Nacional de Acidentes com Atropelamento de Animais: como a mídia tem contribuído para os resultados

Diagnóstico Nacional de Acidentes com Atropelamento de Animais: como a mídia tem contribuído para os resultados

6 minutos “Ah.. nunca vi nenhum animal atropelado em rodovia, esse impacto é muito baixo” “Impossível que 475 milhões de animais silvestres sejam atropelados por ano no Brasil” “As pessoas se importam tanto com a morte de animais atropelados, quantas pessoas morrem todos os dias no Brasil for falta de…..” Estas frases estão no meu cotidiano e é bem possível que você já tenha ouvido coisas parecidas. Também já me acostumei com os olhares desacreditados quando falo da estimativa de que 475 milhões de Leia mais