Vantagens e desvantagens de monitoramentos sistemáticos e eventuais

Vantagens e desvantagens de monitoramentos sistemáticos e eventuais

Tempo de leitura: 4 minutos

Série Monitoramento de Fauna Atropelada | Dica 1

A Série Monitoramento de Fauna Atropelada publica semanalmente um artigo abordando questões que recebo de profissionais e estudantes que desejam estudar os efeitos de rodovias e ferrovias na biodiversidade.

Qualificar o monitoramento de fauna atropelada é a única forma de otimizar o recurso investido em prol da redução do maior impacto ambiental direto da presença de infraestrutura viária na biodiversidade. No decorrer das últimas duas décadas tenho realizado pesquisa com fauna atropelada em vários estados brasileiros e auxiliado pesquisadores de outros países em amplificar os resultados obtidos em seus respectivos países.

Um monitoramento bem delineado deve ter começo, meio e fim, deve ter perguntas a serem respondidas e deve ter como um de seus resultados a avaliação do impacto sobre uma ou mais espécies e sua consequente proposição de estratégias de mitigação.

O foco de um monitoramento de fauna atropelada não deve estar em localizar os hotspots (áreas de agregação) de atropelamentos, isso é apenas um dos objetivos, o foco deve estar em avaliar o impacto da perda de indivíduos para a viabilidade da(s) população(ões) afetada(s).

Monitoramento sistemático x eventual

Quase a totalidade dos monitoramentos realizados por estudos de monitoramento de fauna selvagem focados em licenciamento são sistemáticos e precisam ser.

Monitoramento é chamado de sistemático quando realizado durante um determinado período de tempo e com procedimentos que se repetem a cada dia de campo. Por exemplo, o monitoramento é realizado semanalmente, percorrendo o mesmo percurso de 43 km, a uma velocidade média de 40km/h, tendo um membro da equipe responsável por localizar e registrar as carcaças.

Monitoramentos não sistemáticos ou eventuais não obedecem essa lógica e coletam registros a qualquer momento quando se está trafegando na rodovia. Um exemplo seria o fato de você realizar monitoramentos sistemáticos toda segunda-feira e continuar registrando alguns animais que forem atropelados em outros dias da semana.

Páginas: 1 2