Eles vivem nas árvores… e ainda assim podem ser afetados por rodovias!!!

Eles vivem nas árvores… e ainda assim podem ser afetados por rodovias!!!

Tempo de leitura: 2 minutos

Espécies arborícolas e estradas

O Brasil tem o maior número de espécies de primatas do mundo. Sim, são mais 140 táxons e continua aumentando vez por outra com a descoberta de espécies nunca visualizadas antes ou pela redescrição de algumas já conhecidas.

Apesar de sermos os campeões em número, temos um percentual enorme de espécies ameaçadas de extinção (~40%). Destas, muitas têm alto risco de extinção em pequenos fragmentos florestais perturbados pelas atividades humanas, sobretudo devido a fragmentação, caça e degradação ambiental (poluição, perda de recursos, …).

Sagui-de-Tufo-Preto

No entanto, algumas espécies apresentam alta plasticidade ecológica, o que lhes permite persistir em paisagens modificadas pelo homem. O sagui de tufo preto (Callithrix penicillata) é uma delas, sendo inclusive uma espécie problema em algumas regiões onde habita.

Em 2018 publicamos o artigo “Habitat selection by the black-tufted marmoset Callithrix penicillata in human-disturbed landscapes“, com o objetivo de avaliar os papéis relativos da vegetação, perturbação humana e a configuração espacial do habitat nas ocorrência de Callithrix penicillata em manchas florestais.

Foram selecionados fragmentos florestais próximas e afastadas de estradas ou de áreas urbanas, no sul de Minas Gerais e utilizamos modelos para explicar a presença da espécie nestes ambientes.

Study area and location of each forest fragment in southern Minas Gerais state, south-eastern Brazil: N1 (a), N2 (b), N3 (c); A1 (d), A2 (e), A3 (f)

Os resultados mostram que Callithrix penicillata prefere ocupar fragmentos florestais próximos a estradas e áreas urbanas e, conseqüentemente, estão sob a influência de distúrbios antrópicos. Há preferência por ambientes de borda, onde as perturbações são maiores, mas aparentemente adequadas para a exploração da espécie, onde obtém goma e há redução da competição.

Páginas: 1 2