Pavimentação asfáltica no acesso do Parque Nacional do Catimbau

Pavimentação asfáltica no acesso do Parque Nacional do Catimbau

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Trabalho apresentado no III Congresso Iberoamericano de Biodiversidade e Infraestrutura Viária (CIBIV 2020)

Autores.- Ana Clara Lira do Nascimento, Poliana Nunes de Santana, Sandro Valença, Daniella Ramos & Italo Cavalcante da Silva Soares 

ana.clnascimento@outlook.com

A criação de Unidades de Conservação (UC) é uma das principais políticas públicas adotadas pelo Brasil para garantir conservação de biodiversidade e redução de degradação ambiental. Além da preservação e manutenção de recursos naturais, algumas categorias de UC, como Parques Nacionais, possibilitam, também, íntimo contato com a natureza, através de atividades de visitação para fins educacionais e recreativos.

As visitas funcionam como meio de promover educação ambiental e, portanto, exercem importante papel na sensibilização e conscientização acerca da necessidade de se manter o ambiente natural conservado. Todavia, atividades turísticas em demasia por vezes trazem prejuízos à biodiversidade da UC e à comunidade cidadã do entorno. De fato, a facilidade de acesso devido ao incremento de infraestrutura, por exemplo, pode contribuir ao aumento de impactos negativos de visitas.

Logo, apresenta-se aqui parcela de resultado de pesquisa que teve por objetivo entender, a partir da perspectiva da comunidade da Vila do Catimbau (VC) composta, em grande medida, por descendentes do povo Kapinawá, moradora do entorno do Parque Nacional do Catimbau (PNC), no município de Buíque (PE), quais os efeitos gerados a ela, ao turismo e ao PNC pela pavimentação asfáltica da via de acesso à VC.

Para tanto, dados e informações foram coletados mediante entrevistas semiestruturadas com 13 moradores da Vila e observações participantes em seu cotidiano; e tratados mediante abordagem qualitativa básica, ordenados e agrupados em categorias e, posteriormente, analisados.

Após análise, evidenciou-se que a comunidade se sentiu beneficiada pela obra executada, sobretudo por acreditar que ela trouxe melhoria significativa às atividades de locomoção diária. Tal evidência é considerada bastante relevante, pois a VC não possui infraestrutura básica adequada e muitas das atividades cotidianas essenciais são realizadas fora de seu território. Quanto ao turismo, predomina a crença de que a melhoria de acesso à VC e, por extensão, ao PNC possibilitou acréscimo no número de visitantes, algo considerado positivo à comunidade pelos entrevistados, dado ter tornado o destino turístico mais 150 conhecido e criado fontes alternativas de renda.

Percebe-se, ora, que não houve vislumbre, ao menos por enquanto, de possíveis prejuízos derivados do incremento infraestrutural e da ampliação da quantidade de visitantes. Assim, os resultados permitiram concluir que os entrevistados têm como positivos os efeitos decorrentes do asfaltamento da estrada, enfatizando os benefícios produzidos às atividades cotidianas. No entanto, não se constatou também percepção alguma dos entrevistados sobre possíveis impactos negativos, em médio e/ou longo prazo/s, à manutenção do PNC advindos da ampliação do turismo.