Diferentes velocidades com diferentes resultados

Diferentes velocidades com diferentes resultados

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A visão dessa centena de anfíbios foi tão forte que fiz este vídeo que eu compartilho abaixo. Não se preocupe que não há sangue nas imagens, são dezenas de pequenas manchas no asfalto.

Resumindo

Seja você analista ambiental, empreendedor ou psquisador, as dicas abaixo vão qualificar qualquer estudo de mortalidade de fauna atropelada em rodovias e ferrovias.

  • Avalie a necessidade de monitorar espécies de pequeno porte;
  • Se a resposta for sim, proponha um delineamento experimental com monitoramentos de carro e a pé;
  • Se monitoramentos a pé forem impossíveis, NÃO exija a apresentação de dados de pequenos vertebrados, foque em médios e grandes;
  • Ainda quer que todas as classes sejam monitoradas? Não faça comparações do número de animais entre as classes;
  • É possível propor um experimento DE BOA QUALIDADE para se estabelecer a probabilidde de detecção para cada porte de animais. Aí os dados poderão ser corrigidos e comparados.

Só pra reforçar…. avaliar os impactos de rodovias e ferrovias em pequenos vertebrados é fundamental e deve ser realizado. Entretanto, se empregar um único método, com monitoramentos a 50km/h ou superior e acreditar que os números apresentados são reais é, no mínimo, ingenuidade.

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Se você deseja saber mais sobre este ou outros assuntos relacionados a infraestrutura viária e biodiversidade sugiro busque outros posts ou mesmos os textos técnico/científicos que compartilho aqui no BAB.

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