Efeitos de estradas em vertebrados terrestres na América Latina

Efeitos de estradas em vertebrados terrestres na América Latina

Tempo de leitura: 3 minutos

Dashboards | Blog Alex Bager

O Blog Alex Bager se propôs sistematizar e disponibilizar informações relevantes à sociedade no que tange às questões ambientais, sobretudo as relacionadas aos impactos de infraestrutura viária.

Estes dados serão disponibilizados como dashboards interativos e exportáveis, onde você pode selecionar informações específicas para as suas necessidades profissionais e acadêmicas.

Você pode acessar os dashboards clicando aqui.

Efeitos de estradas em vertebrados terrestres

O primeiro dashboard publicado utiliza dados do artigo Efeitos de estradas em vertebrados terrestres na América Latina (Pinto et al., 2020) e traz algumas importantes informações para a gestão do conhecimento existente de impactos de rodovias na biodiversidade da América do Sul.

Número de estudos que relatam efeitos rodoviários na vida selvagem na América Latina por quadrícula de 100 x 100 km. Os mapas mostram a distribuição geográfica de todos os estudos (à esquerda) e por áreas de investigação.

Quais análises o dashboard disponibiliza?

Com base nos dados deste artigo o dashboard viabiliza análises geográfica, temporais e taxonômicas de taxas de atropelemento de 681 espécies de animais em toda a América Latina.

Você poderá filtrar informações por país, taxonomia, artigo científico, status de ameaça, ano de realização da pesquisa, entre outros.

Uma das características mais interessantes deste dashboard é a vinculação do artigo científico com o dado de taxa de atropelamento, facilitando sua busca e leitura, sendo muito útil na comparação com resultados de pesquisas realizadas na mesma área geográfica ou com as mesmas espécies. O dashboard não disponibiliza o artigo em pdf devido restrições de domínio e comercialização de alguns.

Com base nos seus filtros será possível identificar quantos artigos científicos possuem dados sobre a(s) espécie(s) desejadas, número de animais totalizados nos estudos e suas taxas de atropelamento média.

Finalmente, há uma tabela onde você obtém a listagem dos artigos científicos selecionados e as taxas de atropelamento de todas as espécies analisadas no respectivo artigo. Normalmente a tabela é grande e será melhor visualizada após a exportação.

Todos os dados filtrados são passíveis de serem exportados em formato .csv ou para o Google Planilhas.

Você pode acessar a listagem de dashboards clicando aqui.

Quais são os principais dados da pesquisa?

  • Foram avaliados artigos científicos entre 1990 e 2017 (N = 197);
  • O principal grupo estudado são os mamíferos, seguidos pelas aves, répteis e anfíbios.
  • A grande maioria dos artigos avaliaram os efeitos dos atropelamentos em nível de espécies;
  • Os anfíbios apresentavam a mais elevada taxa média de mortalidade por atropelamento.

Se você deseja ler o artigo na íntegra, a citação é:

Pinto, F. & Clevenger, A. & Grilo, C. (2020). Effects of roads on terrestrial vertebrate species in Latin America. Environmental Impact Assessment Review. 81. 1-8. 10.1016/j.eiar.2019.106337. 

Alguns exemplos

Abaixo é possível visualizar alguns dos mapas com distribuição dos artigos publicados e as taxas de atropelamento obtidas para diferentes espécies da nossa fauna.

Distribuição dos estudos que identificaram efeitos de infraestrutura viária sobre cachorro-do-mato na América Latina.

Distribuição dos estudos que identificaram efeitos de infraestrutura viária sobre tamanduá-mirim na América Latina.

Distribuição dos estudos que identificaram efeitos de infraestrutura viária sobre felinos na América Latina.

Onde obter mais informação?

Se você deseja saber mais sobre este ou outros assuntos relacionados a infraestrutura viária e biodiversidade sugiro busque outros posts ou mesmos os textos técnico/científicos que compartilho aqui no BAB.

Caso você tenha interesse em conhecer mais sobre métodos de estudos relacionados à infraestrutura viária e biodiversidade sugiro a leitura do meu livros. Saiba mais como adquirí-los clicando aqui

Infraestrutura Viária & Biodiversidade (2018)