Como o Dr. Richard Forman impulsionou a Ecologia de Estradas Brasileira

Tempo de leitura: 5 minutos

2020 | 10 anos de histórias

Em 2020 completamos 10 anos do início da Ecologia de Estradas como a conhecemos hoje no Brasil. Certamente que existiam ações anteriores, algumas realmente significantes para este segmento da ecologia.

Inclusive, vários eventos anteriores iniciaram a formação do grupo que chegou em 2010 para a realização do I Congresso Brasileiro de Ecologia de Estradas, o Road Ecology Brazil 2010.

Entretanto, existiram acontecimentos que aceleraram todo o processo e um deles foi influenciado pelo Dr. Richard Forman, autor do livro mais conhecido de ecologia de estradas e uma pessoal incrivelmente carismática.

Abaixo eu conto um pouco da história que deu origem ao REB 2010 e os próximos 10 anos de ecologia de estradas no Brasil.

2009 | O convite

A história que eu vou contar hoje tem um sentimento especial para mim e o mais legal é que envolve o Pai da Ecologia de Estradas. Isso mesmo, hoje eu vou contar para você como o Dr. Richard Forman impulsionou a Ecologia de Estradas no Brasil.

A história aconteceu mais ou menos assim….

No início de 2009 eu fui contratado como professor da Universidade Federal de Lavras. Obviamente que cheguei cheio de gás, escrevi inúmeros projetos, comecei a estabelecer parcerias e minha linha de pesquisa, Ecologia de Estradas, estava cada dia mais forte.

No segundo semestre, mais precisamente em setembro, eu decidi que queria organizar um congresso sobre impactos de rodovias e ferrovias na biodiversidade. Eu nunca penso pequeno, meus alunos sempre me dizem que tenho ideias megalomaníacas e minha primeira atitude foi escrever um email. Na minha cabeça um congresso sobre ecologia de estradas só faria sentido se o pai desta nova área de conhecimento estivesse presente. Assim meu primeiro email foi para o Dr. Richard Forman, em Harvard.

Enviei o email e fiquei sentado na frente do computador, meio que esperando uma pronta resposta. Minha espera de instantes se transformou em minutos, horas.. durante vários dias eu chegava ao trabalho e procurava a resposta do Dr. Forman na minha caixa de emails. Nada!!!

No final de outubro me dei por vencido. Nunca receberia um retorno do cara que forjou o nome Road Ecology para o mundo. Fiquei tão frustrado que desisti do congresso. Eu me convenci que aquele não era o melhor momento para o evento e mergulhei de cabeça no fortalecimento do Centro Brasileiro de Estudos em Ecologia de Estradas (que na época se chamava Laboratório de Manejo e Conservação Ambiental | LAMCA).

2010 | o ponto de inflexão

Começou o ano de 2010 e como eu não tinha férias estava trabalhando logo depois do ano novo. Foi então, no dia 5 de janeiro, que recebi um retorno do Dr. Forman. Nos milésimos de segundos que antecederam o clique no email eu imaginei que ele diria que não tinha visto o email, ou que teria esquecido, faria um agradecimento e se despediria.

Eu me lembro em detalhes o que estava escrito, e traduzindo seria algo como:


Prezado Dr. Bager,

Fiquei imensamente feliz com seu convite para participar do congresso no Brasil e depois de refletir e organizar minha agenda estou escrevendo para confirmar minha participação.

Gostei tanto da ideia que irei eu e minha esposa.

Aguardo seu novo contato para organizarmos as questões da viagem.

Sinceramente,

Dr. Richard Forman


E agora ?!!?!?!!??? Que eu faço?

Coração na nuca, suando, sentei e percebi que teria de organizar o congresso. Na minha cabeça, naquele momento, se eu falasse que não haveria congresso minha carreira em ecologia de estradas estaria correndo riscos.

Em resumo, organizamos o REB 2010 em seis meses. O tempo foi tão escasso que não foi possível abrir para o envio de trabalhos técnicos/científicos.

O Dr. Richard Forman chegou alguns dias antes do congresso e aproveitou para conhecer algumas cidades brasileiras. No dia anterior ao REB fui buscá-los em São João Del Rei. Ao chegar na pousada onde se hospedaram, estavam sentados em um banco, sob uma árvore e vendo o pôr do sol.

Não preciso dizer que a palestra dele foi incrível, apesar do passador das imagens teimar em não passar. Você pode assistir a palestra inteira abaixo. O som não está perfeito, deixe o som do seu computador/celular alto.

Palestra do Dr. Richard Forman na abertura do REB 2010

Conheça todas as conferências e palestras ministradas durante o Road Ecology Brazil 2010.


Minha aula particular

Uma passagem mais pessoal aconteceu após o REB. Na manhã seguinte tínhamos algumas horas e levei ele, a esposa e a Dra. Miriam Goosem (pesquisadora da Austrália) para uma visita a cachoeiras na região de Carrancas.
Estávamos todos em uma porção de areia sedimentada próximo a cachoeira quando o Dr. Forman pegou uma vara de madeira e eloquentemente me explicava os conceitos básicos de Ecologia de Estradas em desenhos na areia. Se você já leu o livro Road Ecology seguramente se recorda do desenho onde ele explica os diferentes efeitos (atropelamento, afugentamento, barreira, …). Eu tive o prazer de ganhar uma aula particular, em uma cachoeira linda. Não seria possível um final mais incrível para os seis meses mais corridos da minha vida.

Richard Forman, Miriam Goosem, esposa do Dr. Forman e Alex Bager

Para terminar posso dizer que o aceite do Dr. Forman mudou a dinâmica da Ecologia de Estradas no Brasil. Alguns dirão que estou exagerando, mas pode acreditar que a vinda dele, obrigando a organização do primeiro REB, foi um daqueles pontos de divergência, foi um marco.