Como as características da paisagem e rodovia explicam atropelamentos em áreas protegidas?

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Como as características da paisagem e rodovia explicam atropelamentos em áreas protegidas à escala local?

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Autor

Nayara Helena Alecrim de Freitas

Ano

2016

Resumo

A implementação de estradas, sejam elas pavimentadas ou rurais, causa alterações significativas tanto nas paisagens quanto na biodiversidade. A mortalidade da fauna por atropelamento é apontada como o principal impacto das estradas às muitas espécies de vertebrados e invertebrados. Ainda que trabalhos destaquem diferentes fatores que influenciam a mortalidade por atropelamento, tais como largura da estrada, velocidade e tráfego dos veículos, clima, paisagem, biologia do animal e consciência do motorista, poucos destacam a importância desses fatores em escala local.

Diante disso, foram realizados monitoramentos em seis estradas, três no bioma Mata Atlântica e três no Cerrado registrando as coordenadas e fotos de entorno de todos os vertebrados silvestres não voadores atropelados. O objetivo foi detectar características da paisagem e da rodovia que influenciam nos atropelamentos em escala local não vistas em métodos abordados na maioria dos estudos desse tema para anfíbios, répteis e mamíferos. Construímos modelos lineares generalizados mistos para compreender a relação da paisagem e da rodovia com a ocorrência de atropelamentos.

Entre as características da paisagem a conectividade aérea foi um fator positivo significativamente em anfíbios. Com relação às características da rodovia, presença de barreiras, em um ou ambos os lados da estrada, que dificultam a travessia dos animais e pistas pavimentadas foram os fatores mais importantes, aumentando significativamente a mortalidade em anfíbios. Em répteis, a presença de acostamento, em um ou ambos os lados da estrada, diminuiu significativamente os atropelamentos para essa classe. Essas informações podem auxiliar o governo e concessionárias na tomada de decisão para mitigar a mortalidade por atropelamento.

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