Além de fotos de animais atropelados, usuários poderão registrar fotos de infraestruturas que podem auxiliar na redução de atropelamentos.
O Sistema Urubu, aplicativo criado para agregar dados sobre atropelamento de animais no país, agora também permitirá o envio de fotos e dados sobre soluções e estruturas que reduzem o problema.
Desenvolvido pelo Centro Brasileiro de Estudos em Ecologia de Estradas (CBEE), da Universidade Federal de Lavras, o Sistema Urubu foi criado para agregar dados sobre esse problema ambiental silencioso e pouco estudado. De acordo com estimativa do próprio centro, cerca de 450 milhões de animais silvestres vertebrados são atropelados anualmente, um número difícil de acreditar, mas que é considerado conservador pelos especialistas.
Agora, o aplicativo também vai mapear infraestruturas e soluções como passagens subterrâneas e aéreas, pontes, placas de sinalização de risco de animais na pista e a presença de radares nas estradas, todos mecanismos que auxiliam na prevenção de atropelamentos de fauna.
Como participar
Serão registradas somente fotos encaminhadas pelo Urubu Mobile, aplicativo de celular e tablet com sistema Android. Qualquer usuário pode baixar gratuitamente o aplicativo. Ao avistar um animal atropelado ou essas estruturas e sinalizações que auxiliam na diminuição do atropelamento nas estradas, o usuário deve utilizar o aplicativo para fotografá-lo e inserir no sistema as coordenada geográfica. A data e hora do registro são automaticamente anexados à foto e vão para o banco de dados do CBEE.
Veja abaixo, uma lista de dicas para usar o aplicativo Urubu para sua nova função.
Fotos em passagens subterrâneas:

Fotos de passagens aéreas:

Fotos de placas de sinalização:

Fotos de redutores eletrônicos de velocidade:

Fotos de dutos:

As fotos enviadas serão analisadas pelos especialistas do Centro Brasileiro de Estudos em Ecologia de Estradas (CBEE) e servirão de base para estudos mais aprofundados sobre a ocorrência de atropelamentos de fauna tanto em rodovias quanto em ferrovias brasileiras.
É tempo de urubuzar
Projeto de lei quer reduzir atropelamento de animais
Atropelamento de fauna: desastre ambiental fácil de evitar
Fonte: Oeco