Conhecendo o autor

Tempo de leitura: 2 minutos

Alex Bager

Meu nome é Alex Bager, idealizador do Sistema Urubu e coordenador do Centro Brasileiro de Estudos em Ecologia de Estradas (CBEE).

Já pesquisei uma infinidade de temas e espécies. De invertebrados a felinos, passando por coisas muito mais amplas, como áreas protegidas e unidades de conservação. Fui professor em universidade particular e estadual, e agora trabalho em uma federal.

Em 2018 completo 20 anos de docência. Também tenho mais de 25 anos em pesquisa com biodiversidade e conservação de fauna. Nos últimos anos descobri a importância da divulgação científica e de envolver a sociedade nas estratégias de conservação.

Percebi que produzir ciência para ter um Fator H alto não faz o mínimo sentido (se você não sabe o que é Fator H não se preocupe, não vai fazer falta para 99,9% das pessoas). Conservação da biodiversidade se faz no campo e no laboratório, mas se faz ainda mais nas conversas com os órgãos governamentais, empresas, políticos, ONGs e a sociedade em geral.

Essa mudança na minha vida profissional aconteceu devido meu trabalho com ecologia de estradas. Essa linha de pesquisa é altamente aplicada e me obrigou buscar muitas parcerias e sair da “caixinha” acadêmica.

Mais recentemente comecei a me interessar por empreendedorismo e inovação na universidade. Pensar como existe uma distância enorme entre o que ensinamos para os alunos e o que eles encontrarão na sua vida profissional.

Essa mistura toda gerou o desejo de criar o Blog Alex Bager. Este blog é só primeiro de vários projetos que virão nos próximos anos.

Você estuda ou trabalha na área ambiental ? Gosta de empreendedorismo ? Ou simplesmente que ler um pouco sobre ideias dissidentes do que encontra no dia a dia da sua vida acadêmica?

Se cadastre na minha rede de contatos e fique informado sobre novos posts, cursos e oportunidades.

 

Fique informad@

Receba as atualizações do Blog Alex Bager com prioridade

MINHA VIDA PROFISSIONAL

Algumas das minhas fases profissionais nos últimos 28 anos

UM POUCO MAIS QUE UM HOBBY


A fotografia sempre me fascinou, apesar de nunca ter feito um único curso. Minhas preferências são paisagens, vida selvagem, e um pouco de arquitetura.
Minha primeira câmera foi uma Kodak Instamatic, lá pelo ano de 1985. Espero te deixar curios@ para ir procurar uma foto dessa raridade no Google.
Meu arsenal atual são uma P900, com seus 86x de zoom óticos, uma Go Pro 5 e o Iphone. Um dia eu compro uma profissional.
Você pode ver um pouco mais das minhas fotos no Shutterstock