“Dia Nacional de Urubuzar”

No dia 15 de novembro, o Núcleo de Educação Ambiental e o Zoológico Municipal, participaram de uma das maiores campanhas de conservação da vida silvestre no Brasil: O Dia Nacional de Urubuzar.

A campanha teve como objetivo divulgar o aplicativo Sistema Urubu. Idealizado pelo Centro Brasileiro de Estudos em Ecologia de Estradas (CBEE), onde qualquer pessoa pode colaborar com informações e reduzir o impacto das rodovias na biodiversidade brasileira.

O atropelamento é uma ameaça séria para a fauna brasileira. Milhões de animais são atropelados a cada ano nas estradas, muitos deles são de espécies ameaçadas de extinção.

Para utilizar o sistema, o interessado pode fazer o download em seu smartphone com tecnologia Android ou iOS, e, ao encontrar um animal silvestre atropelado, basta fotografar para que a posição geográfica e a data sejam marcadas automaticamente.

O Sistema Urubu é constituído por três partes: o aplicativo Urubu Mobile que coleta os dados, a plataforma Urubu Web faz a gestão de dados e o Urubu Map, que fica disponível para que as pessoas vejam as informações no mapa.

O diferencial do sistema é que os usuários não precisam ser especialistas, pois todas as fotos serão validadas por uma equipe de pesquisadores de todo o Brasil. Segundo Alex Bager, coordenador do CBEE, esta é uma forma de obter um mapeamento confiável para uso no planejamento, gestão e desenvolvimento de políticas públicas.

O sistema é pioneiro no Brasil e faz parte de uma nova geração de ações conservacionistas. Cada pessoa, tendo este aplicativo em mãos tem o poder de fazer a diferença. Quanto mais pessoas para “urubuzar”, mais exatos são os dados e as medidas que podem ser tomadas.

Mais detalhes

Dados do Centro Brasileiro de Estudos em Ecologia de Estradas (CBEE – UFLA) mostram que todos os anos mais de 450 milhões de animais selvagens são atropelados nas estradas brasileiras. A maior parte dos atropelados são animais pequenos – 390 milhões de sapos, pererecas, cobras, roedores, pássaros e outras aves.

Os acidentes com bichos de médio porte somam 55 milhões (gambás, furões, jaritatacas, lebres, jiboias, jabutis, macacos, tatus e aves maiores, como anu-branco, pombas, corujas e gaviões). “Anualmente mais de cinco milhões de animais de grande porte, entre antas, capivaras, cachorros-do-mato, gatos-do-mato, lobos-guará, onças, veados morrem nas estradas brasileiras”, afirma Alex Bager, coordenador do CBEE. Ainda segundo o pesquisador, os atropelamentos acontecem em todas as rodovias, estradas e ferrovias, sendo impossível a presença de pesquisadores em todas as áreas onde os casos acontecem.

CLIQUE AQUI PARA VER FOTOS DO EVENTO

Portal CBEE: http://cbee.ufla.br Mapa de atropelamentos: http://sig.bafs.cbee.ufla.br Facebook do Sistema Urubu: https://www.facebook.com/sistema.urubu?ref=hl Facebook do CBEE: https://www.facebook.com/CBEE.UFLA

Fonte: neasimap

Gostou do conteúdo? Compartilhe !

Facebook
Twitter
LinkedIn
plugins premium WordPress