O atropelamento de animais é algo extremamente preocupante, além de causar problemas aos motoristas, os acidentes na estrada matam mais 400 milhões de animais por ano; esse número foi contabilizado só do início de 2014 até agora.
O Urubu Mobile permite que os motoristas e pedestres enviem informações sobre animais atropelados em estradas para o Centro Brasileiro de Estudos em Ecologia de Estradas (CBEE). Desta forma os animais têm mais chance de serem resgatados e levados ao veterinário.
Há algum tempo, na cidade de Sorocaba, um ouriço foi atropelado e resgatado por um morador, o animal chegou muito mal ao veterinário, a força do acidente quebrou todos os seus dentes. Mesmo assim, o app ajudou o ouriço a sobreviver.
Para começar a ajudar na iniciativa, os usuários precisam de um smartphone ou tablet com sistema Android, câmera e GPS. Assim é possível registrar a localização e tirar fotos para identificar o estado da saúde do animal atropelado.
“Com esses locais identificados, poderemos exigir dos órgãos públicos que algumas soluções sejam dadas para que a fauna não seja morta massivamente”, afirma a bióloga Cecília Pessuti.
Na última sexta-feira (15/11) foi comemorado o “Dia Nacional de Urubuzar”, data realizada para sensibilizar a pessoas, e assim promover a conscientização da importância de sempre se permanecer atento nas estradas, para reduzir a mortalidade de animais em rodovias brasileiras.
O Urubu Mobile está disponível para todos os aparelhos com sistema Android, e pode ser baixado gratuitamente através da Google Play Store.
Fonte (tudocelular.com)