Ecologia de estradas e teoria de redes tróficas: funcionalidade e impactos

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Série Infraestrutura Viária & Biodiversidade | Métodos e Diagnósticos

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A Série Infraestrutura Viária & Biodiversidade | Métodos e Diagnósticos é um conjunto de 14 post semanais. Cada post apresentará de forma rápida um tema atual em Ecologia de Estradas. Os temas abordarão monitoramento de fauna atropelada, monitoramento de pequenos mamíferos, telemetria, inteligência geográfica, redes tróficas, impactos de rodovias em peixes e muito mais.

Nosso sétimo post da Série abordará a teoria de redes tróficas aplicada em ecologia de estradas. Vários dos posts dessa série são adaptações de textos produzidos por autores externos ao B.A.B..

Autores

Angelo Monteiro, Lucas D. B. Faria

Resumo

Empreendimentos lineares são grandes fragmentadores de hábitats naturais, causando diversas alterações nas comunidades e suas populações. Nesse contexto, a modelagem matemática de redes tróficas oferece uma hipótese simplificadora para a avaliação dos impactos nas relações de equilíbrio das diversas espécies que se interagem dentro da comunidade.

Assim, este trabalho utilizou modelos matemáticos populacionais para simular dois cenários, uma cadeia tritrófica simples e duas cadeias tritróficas acopladas pelo predador, como forma de avaliar os impactos da rodovia na população de predadores e seus efeitos diretos e indiretos na comunidade. Os resultados demonstraram que rodovias têm grande potencial para desestabilizar a estrutura e as dinâmicas populacionais.

Além disso, dependendo da intensidade, podem levar a população de predadores de topo à extinção local e causar inversão nas densidades de equilíbrio das espécies de consumidor e recurso. As simulações também mostraram que o acoplamento de pequenos habitats, realizado pelo comportamento de forrageio do predador de topo, diminui o risco de extinção causado pela rodovia.

Como conclusão, os resultados encontrados indicam que a presença de fragmentos conservados, que atendam às necessidades de grandes predadores, podem funcionar como estratégias de conservação em locais impactados por rodovias.

Aplicação da teoria de redes tróficas

Ecologia de Estradas e Teoria de Redes Tróficas são duas áreas dentro da ecologia que, apesar de ter abordagens próprias, possuem alto potencial de complementaridade quando associadas. Este potencial está relacionado à necessidade de propor políticas de manejo para mitigar a perturbação causada pela presença de rodovias sobre as espécies presentes nas paisagens fragmentadas.

De maneira geral, a proposta de modelagem em redes tróficas compreende na implementação de uma equação matemática populacional para cada espécie ou nível trófico, sendo que cada equação deve conter termos que refletem como a espécie cresce na ausência de outras e como é afetada quando estas estão presentes. Dessa forma, dois modelos foram propostos aqui para melhor compreender os impactos da rodovia sobre as espécies e suas populações próximas e distantes da rodovia: modelo de cadeia tri-trófica simples e cadeias tri-tróficas acopladas pelo predador.

Entender a influência dos impactos ambientais no funcionamento de comunidades naturais passa, necessariamente, por entender o papel desempenhado pelas forças de interação das espécies nestas comunidades. Abordagens experimentais de inclusão e exclusão de espécies muitas vezes não são éticas ou viáveis de serem realizadas. Nesse sentido, a modelagem de redes tróficas pode auxiliar como uma ferramenta de abstração dessa complexidade de interações, avaliando as relações de equilíbrio que as espécies de uma comunidade experimentam.

Os modelos investigados por este estudo resultaram na diminuição da densidade e posterior perda do predador para taxas de perturbação intermediárias e elevadas ocasionadas pela rodovia. Esta diminuição e posterior extinção local do predador leva a liberação do mesopredador. Estudos teóricos e empíricos demonstraram que a perda de predadores e a liberação do mesopredador podem ter grandes efeitos na estrutura e funcionamento da comunidade.

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    • Fragmentação de hábitat, interações tróficas e funcionalidade de sistemas ecológicos        
    • Comunidade de mamíferos e a influência de uma rodovia: uma abordagem teórica  
    • Formulação dos modelos matemáticos de redes tróficas
        • Cadeia tri-trófica simples
        • Cadeias tri-tróficas acopladas pelo predador
        • Cadeia tri-trófica simples
      • Cadeias tri-tróficas acopladas pelo predador
    • Considerações acerca da integração entre ecologia de estradas e teoria de redes tróficas

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