Impactos de rodovias sobre primatas

Tempo de leitura: 3 minutos

Impactos de rodovias sobre primatas: O caso de estudo do Sagui-de-tufos-pretos (Callithrix penicillata)

Produtos disponíveis

Autor

Helio Kinast Cruz Secco

Ano

2014

Resumo

Rodovias são empreendimentos diretamente associados ao desenvolvimento socioeconômico de regiões interconectadas, mas que também acarretam em diversos impactos ambientais. A fauna é constantemente afetada por dois dos seus principais impactos: o atropelamento e a fragmentação do ambiente. Os primatas são um dos grupos mais representativos da fauna brasileira, e apesar de serem diretamente afetados por esses impactos, é um dos grupos menos estudados em relação aos impactos de rodovias.

Sendo assim, a presente dissertação teve como objetivos: gerar um diagnóstico nacional sobre os impactos de rodovias sobre primatas de forma a evidenciar o atual patamar de conhecimento sobre o tema, avaliar quais são os fatores determinantes para a escolha de locais de travessias por saguis-de-tufos-pretos (Callithrix penicillata) em rodovias, além de identificar características da vegetação e da paisagem preferenciais para a ocupação desta espécie em fragmentos florestais impactados por rodovias.

No primeiro capítulo contextualizamos as formas de impacto de rodovias sobre a fauna arborícola em geral, além de caracterizar todos os aspectos inerentes à biologia da espécie utilizada como modelo de estudo no terceiro capítulo. No segundo capítulo apresentamos o diagnóstico dos impactos de rodovia sobre primatas no Brasil, a partir da aplicação de um formulário com perguntas envolvendo a temática acerca dos impactos de rodovias sobre primatas para que pesquisadores especialistas em primatas respondessem levando em consideração sua experiência e percepção sobre os impactos.

Os cinco impactos causados por rodovias com maior grau de ameaça à primatas foram: formação de áreas abertas, caça, atropelamento, introdução de espécies exóticas e ruído sonoro. Ao todo 61 espécies de primatas brasileiros foram citadas como espécies comprovadamente impactadas por atropelamentos. No terceiro capítulo, buscamos avaliar quais características da rodovia são mais importantes para a ocorrência de travessias de saguis. Para isso, monitoramos quatro trechos de rodovia em três períodos de horários distintos, registrando travessias realizadas por saguis-de-tufos- pretos.

Ao todo foram registradas 200 travessias de saguis (168 aéreas e 32 terrestres) e a presença de conexão do dossel acima da rodovia foi o fator mais relevante para o aumento do número de travessias nos trechos. No quarto capítulo avaliamos se os saguis evitam áreas próximas de rodovias, além de identificar quais as variáveis determinantes para a ocupação da espécie em fragmentos florestais impactados por rodovias.

Nossos resultados indicam que a espécie ocorreu em maior frequência em fragmentos impactados do que em controles, apesar de não ter apresentado diferença entre quadrantes que formavam a borda dos fragmentos em relação a quadrantes localizados no interior. Os GLMMs destacaram as variáveis preditivas CatQ (categoria do quadrante), Zscore_Moran (índice relativo à auto correlação espacial dos quadrantes), Tarde (período do dia das 12:00pm às 6:00pm), Dist_rod (distância do quadrante para a rodovia) e T_borda (tipo de borda mais próxima do quadrante), como integrantes dos modelos mais explicativos em relação à variável resposta (presença de saguis em cada quadrante).

Produtos disponíveis