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Fauna selvagem e atropelamento.- Diagnóstico do conhecimento brasileiro
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Autores
A. Bager, S. R. N. Piedras, T. S. Martin; Q. Hóbus
Ano
2007
Livro
Áreas protegidas- Repensando as escalas de atuação
Resumo
A perda de habitat é tida como um dos principais fatores da redução de biodiversidade no mundo. Além da conversão de ambientes naturais para pastagem e agricultura, a construção de estradas e rodovias segmenta áreas e favorecem outros impactos ambientais. O atropelamento de fauna selvagem talvez seja um dos impactos mais evidentes, sendo debatido a mais de 50 anos em diversos países.
Constatamos que no Brasil esse tema é recente, sendo o primeiro trabalho publicado há pouco mais de uma década. Ainda estamos na fase de descrever o problema, fato esse comprovado por apenas 11% dos trabalhos encontrados abordarem a análise ou implementação de sistemas de proteção à fauna. Existe uma grande desigualdade no número de trabalhos realizados em cada estado brasileiro e apenas 48% dos estados (incluindo o DF) já realizaram algum diagnóstico do problema. O Rio Grande do Sul distingue-se dos demais estados, possuindo 18 trabalhos em diferentes áreas geográficas.
Verificou-se que a grande maioria das publicações somente são apresentadas em eventos científicos, não permitindo uma discussão maior sobre o tema e tendo uma circulação restrita. Devemos priorizar trabalhos que analisem e discutam os sistemas de proteção à fauna, os procedimentos para identificação de hotspots de atropelamentos e envolver pesquisadores da área de economia, os quais poderão quantificar as perdas econômicas da ausência de estratégias de mitigação em determinados segmentos de rodovias e estradas brasileiras.