Conservação do tamanduá-bandeira (Myrmecophaga tridactyla) no Brasil: Analisando os efeitos relativos da fragmentação e mortalidade devido às estradas

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Giant anteater (Myrmecophaga tridactyla) conservation in Brazil: Analysing T the relative effects of fragmentation and mortality due to roads

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Autores

F. A. S. Pinto, A. Bager, A. P. Clevenger & C. Grilo

Ano

2018

Revista

Biological Conservation

Abstract

Road networks can have serious ecological consequences for many species, mainly through habitat fragmen- tation and mortality due to collisions with vehicles. One example of a species impacted by roads is the giant anteater (Myrmecophaga tridactyla), currently listed as Vulnerable by IUCN. Here we analysed the relative effect of fragmentation and mortality due to roads on giant anteater populations and show the critical areas for their persistence in Brazil. We estimated minimum patch size and maximum road density to evaluate the impact of the road network and observed road-kills on this species. We explored different scenarios by varying values of dispersal capacity to estimate the minimum patch size, and also of population densities to estimate maximum road density for giant anteater persistence.

Our findings indicated that the minimum patch size can be from 498 to 247 km2 and the maximum road density can vary between 0.21 and 0.55 km/km2 in pessimist and optimistic scenarios, respectively. In Brazil, habitat fragmentation seemed to have a major impact over giant anteater populations. Habitat fragmentation due to roads seemed to have a more negative effect than mortality due to collisions with vehicles. Critical areas for the species persistence can represent 32% of its range in the optimistic scenario with 18% of suitable patches below the minimum size and 0.1% above the maximum road density. This study provides insights and implications for road networks on giant anteater populations in Brazil and guidance on road density and patch size thresholds for land managers and road agencies charged with planning ecolo- gically sustainable roads in Brazil.

Tradução livre

A tradução abaixo não sofreu qualquer revisão. Tradução realizada através do programa DeepL.

As redes rodoviárias podem ter graves consequências ecológicas para muitas espécies, principalmente através da fragmentação do habitat e da mortalidade devido a colisões com veículos. Um exemplo de uma espécie impactada pelas estradas é o tamanduá-bandeira (Myrmecophaga tridactyla), atualmente listado como Vulnerável pela IUCN. Aqui analisamos o efeito relativo da fragmentação e mortalidade devido às estradas sobre as populações de tamanduás e mostramos as áreas críticas para sua persistência no Brasil. Estimamos o tamanho mínimo dos fragmentos e a densidade máxima das estradas para avaliar o impacto da rede viária e observamos as matanças nesta espécie. Exploramos diferentes cenários, variando valores de capacidade de dispersão para estimar o tamanho mínimo dos fragmentos, e também de densidades populacionais para estimar a densidade máxima de estradas para a persistência da tamanduá-bandeira.

Nossas descobertas indicaram que o tamanho mínimo do remendo pode ser de 498 a 247 km2 e a densidade máxima da estrada pode variar entre 0,21 e 0,55 km/km2 em cenários pessimistas e otimistas, respectivamente. No Brasil, a fragmentação do habitat parece ter um grande impacto sobre as populações de tamanduás gigantes. A fragmentação do habitat devido às estradas parece ter um efeito mais negativo do que a mortalidade devido a colisões com veículos. Áreas críticas para a persistência da espécie podem representar 32% de sua distribuição no cenário otimista, com 18% de manchas adequadas abaixo do tamanho mínimo e 0,1% acima da densidade máxima das estradas. Este estudo fornece insights e implicações para redes rodoviárias sobre populações de tamanduás gigantes no Brasil e orientações sobre densidade de estradas e limites de tamanho dos remendos para gestores de terra e agências rodoviárias encarregadas de planejar estradas ecologicamente sustentáveis no Brasil.